Texto: Jessica Lasquety – Edição e Revisão: Caroline Damasio
Fotos: 今元秀明(Hideaki Imamoto / 岡田貴之(Takayuki Okada) / 緒車寿一(Toshikazu Oguruma) / 加藤千絵(Chie Kato) / 田中和子(Kazuko Tanaka)

 

Nos dias 8 e 9 de abril a banda L’Arc~en~Ciel comemorou seu 25° aniversário em dois dias de apresentações no TOKYO DOME.

Com apenas um ano e sete meses desde que a banda voltou a fazer shows, eles passam para o público um sentimento muito forte de união. Sua última apresentação no TOKYO DOME foi há 9 anos atrás em junho de 2008, e mesmo depois de tanto tempo, os membros se sentiram em casa.

Sendo a 13ª e a 14ª vez que passaram pelo TOKYO DOME, o número de 600 mil pedidos de ingressos fez com que ambos os dois dias de show se esgotassem rapidamente. Contando as duas apresentações, mais de 110 mil pessoas participaram dos shows, além da oportunidade oferecida pela banda para os fãs de poderem apreciar os espetáculos em transmissões ao vivo feitas em cinemas do Japão e em países do exterior.

O show teve início com uma filmagem de abertura. O vídeo era intimamente relacionado a um jogo lançado pela banda e foi usado como uma forma de interação entre os fãs e o L’Arc~en~Ciel.

“Mission: L’Arcollection” foi lançado pela internet em comemoração a esse grande show.

No jogo, haviam 3 missões.
Missão 1: Reunir as músicas que você quer ouvir no “25th L’Anniversary LIVE”.
Missão 2: Reunir as peças dos fãs.
Missão 3: Reunir as peças do L’Arc~en~Ciel que foram espalhadas pelo mundo inteiro.

Assim que as luzes foram apagadas, o telão foi ligado, começando o show com a filmagem de abertura. O filme contava sobre um fenômeno que estava acontecendo em que todas as informações relativas ao L’Arc~en~Ciel estavam sumindo no futuro. Uma pessoa chamada “Ellie Cranc”, que veio do ano de 9125 para o nosso mundo de 2017, nos explica que procurava por informações da banda no futuro e percebeu que elas estavam sumindo misteriosamente.

“No ano e mês desses 25 anos, as peças do L’Arc~en~Ciel que foram espalhadas pelo mundo todo vão se juntar em um só lugar, para que assim possam voar novamente ao mundo”. Este foi o tema principal para o show “25th L’Anniversary LIVE”.

“A partir da força dos fãs que concluíram está missão, todas as peças foram reunidas.” Com essa fala de Ellie, tudo ficou escuro novamente, e foi assim que o verdadeiro show teve início. Para resgatar seu futuro e garantir sua existência, o L’Arc~en~Ciel apareceu abrindo o show com a música “Niji”.

O som da guitarra ecoou no estádio, preenchendo todos os espaços e alcançando os fãs. O telão mudava agora com o nome da banda, uma roda de engrenagem girava em sincronia com luzes que pareciam chuva de prata em todos os telões com bordas estilo 3D.

Os membros estavam posicionados em seus locais habituais. Do lado esquerdo estava o baixista tetsuya, no meio e mais ao fundo o baterista yukihiro e ao lado direito do palco o guitarrista ken. hyde se encontrava no centro e no topo da escada em formato de pirâmide, próximo aos telões. Usava uma roupa exótica, com um turbante na cabeça que premeditava o que viria a seguir.

Igual ao título da música, Niji (arco-íris) as luzes coloridas que se cruzavam por todo lado iluminaram o lugar. A música que normalmente é tocada nos finais do show, dessa vez foi escolhida para ser a abertura nos dois dias no Tokyo Dome, recebendo muitas vozes de surpresa e alegria dos fãs. A música foi a primeira que a banda gravou com os quatro membros atuais e também a que lançaram quando voltaram às atividades depois do hiatus, sendo importante também pois possui o mesmo nome que a banda, em japonês. A atmosfera nos fez lembrar do passado e com isso, sentir esperança do L’Arc~en~Ciel que ainda continua daqui em diante. Andando até a frente da bateria, hyde terminou “Niji” em seu lugar no palco. “Caress of Venus” e “the Fourth Avenue Café” foram tocadas em seguida, números da época dos anos 90 que vêm sendo amadas pelos fãs até hoje.

Dando uma pausa para o MC, hyde iniciou: ““Vocês queriam nos encontrar? Queriam não é? Somos muito felizes por tantas pessoas estarem reunidas aqui. L’Arc~en~Ciel… Fizemos 25 anos. Eu acho que 25 anos é surpreendente, mas eu acho que ser amado assim por 25 anos é ainda mais surpreendente. O L’Arc~en~Ciel é como se fosse um acontecimento natural, então é meio difícil ver os 4 juntos…”

ken: ”Nesses 25 anos, fiquei pensando no que teve, então o panda-vermelho se levantou. O axolote foi ainda antes disso? O axolote… “
hyde: “Ok, já está bom”

ken: “Yo-kai watch ficou popular… quando eu pensei que Pokémon fosse continuar o yo-kai watch…”
hyde “Ok, já está bom”.

Com o ken e seu ritmo próprio, hyde entrava no meio lhe parando e assim trocavam as palavras em uma atmosfera amigável e divertida. 

Depois do MC, as próximas músicas foram “flower” e “Lies and Truth”. De “Caress of Venus” até aquele momento, quatro músicas do seu quarto álbum “True” foram escolhidas para tocar em sequência.

Tudo escureceu, e então tochas de fogo surgiram no palco. No telão apareceu um céu nublado monocromático, mostrando exatamente a cara da música “fate”.  Logo em seguida, ondas vieram de um mar escuro e se fundiram com a imagem dos membros em tempo real, assim entrando para as seguintes músicas “forbidden lover” e “Shout at the Devil”. Durante as duas músicas, soltaram colunas de fogos, aumentando ainda mais a empolgação da platéia.

No meio do palco estava hyde e ken, com o tambor de aço. tetsuya e yukihiro estavam um de cada lado com suas guitarras. As luzes das pulseiras de L’ed que foram entregues a cada um dos fãs começaram a piscar em vermelho de acordo com as batidas do tambor, sincronizando banda e fãs. O palco então foi se movendo, passando por cima da platéia e chegando até o centro, no substage, animados na transição enquanto a banda foi tocando e cantando com os fãs “REVELATION”. No final hyde mandou beijos para a platéia e em seguida iniciou o próximo MC.

“Como é nosso aniversário de 25 anos, tem gente menor que 25 anos aqui?” Perguntou hyde e algumas pessoas levantaram as mãos, então ele logo comentou “Nós existimos antes mesmo de vocês nascerem. Não é surpreendente? Parece até fantasma.” Com a palavra “Yokai” (Fantasma) dita novamente, ken iria começar a falar sobre “Yo-kai Watch” mas pela terceira vez hyde se adiantou e lhe parou dizendo “Não, está bem?” de maneira bem humorada.

Para apresentar a próxima música então hyde continuou. “Eu tenho memórias de quando o ken entrou e pensei “vou poder cantar uma música como essa” e fiquei contente quando gravamos”. hyde comentou também que ele mesmo escolheu essa música para a setlist, logo então começou “Voice”, uma das músicas do seu primeiro álbum. Em “X X X”, próxima música, hyde usou um chapéu militar, jogando todo seu charme no palco junto com a melodia, contrastando sucessos do primeiro e último álbum da banda.

Ao final de “X X X” o palco se moveu novamente agora voltando para o palco principal. Cada membro tinha uma cesta com pequenas bolas coloridas assinadas ao seu lado, então enquanto estavam voltando para o palco principal eles jogaram todas as elas para os fãs.

Assim que o palco voltou ao seu lugar, também voltaram os vídeos no telão! Em forma de um noticiário, um jornalista começou uma reportagem comentando sobre o show de 25 anos de aniversário estar sendo realizado de maneira segura e que tinham filmagens que valiam ouro preparadas. “Vocês querem ver!?!?” o jornalista perguntava provocando  a audiência e logo a seguir começou a passar comerciais dos álbuns, making off de MV’s e off shots das turnês, momentos de relaxamento no camarim, hyde quando era mais novo usando uma peruca careca e arrancando risadas dos membros e muitas filmagens dos membros mostrando seu rosto natural, fazendo mesmo todas essas vídeos se tornarem verdadeiramente um grande tesouro. A seguir, quando o comercial “3 singles serão lançados ao mesmo tempo” passou, o telão se apagou e as luzes voltaram a iluminar o palco, que agora contava com dançarinas imitando robôs e fazendo pole dance, dando início à apresentação às 3 músicas dos singles “Kasou”, “Shinshoku-lose control-“ e “HONEY”.

Na música seguinte, em “MY HEART DRAWS A DREAM” hyde trocou de roupa pela segunda vez, ficando agora todo de branco. Durante a música, os fãs cantavam junto “Yume wo egaku yo” “Our hearts draw a dream”, como no mv do single. Logo o telão mudou, agora mostrando um futuro próximo, carros flutuando, prédios e naves passeavam em uma cidade, preparando o palco para a música seguinte “NEO UNIVERSE”.  Mas não bastaram só imagens incríveis no telão. Minutos depois, ao lado esquerdo do palco, um balão enorme em forma de um carro vinha flutuando, passeando pelo Tokyo Dome todo. O carro tinha o logo do show em várias partes, chamando a atenção de todos, como se tivesse vindo diretamente daquele futuro que eles mostravam nas telas.

Em seguida, eles tocaram também “STAY AWAY”, “Driver’s High” e “READY STEADY GO”. Ao fim, mais uma vez o telão foi preenchido por vídeos. Durante o noticiário que passava mostrando como estava sendo passado o show, fizeram uma pergunta ao público: ”Então o que seria Ellie Cranc?”. Assim o monólogo sobre “Ellie Cranc” começou.

“Eu sou Ellie Cranc. Aquela coisa que está dentro de você. Aquilo que está junto com você”. Então foi mostrada as letras de “Ellie Cranc” em tamanho grande. Cada letra começava a se mover lentamente, mostrando que isso era um anagrama para “L’Arc~en~Ciel”. “Então, não tenha medo do futuro”, Ellie nos disse.

Depois de todos terem entendido o mistério sobre o significado de “Ellie Cranc”, o L’Arc~en~Ciel voltou ao palco agora tocando “Don’t be Afraid”, canção que foi lançada em dezembro do ano passado. Essa foi a primeira vez que tocaram em um show desde o lançamento do single.

Dando início a outro MC, tetsuya começava animado “Boa noite!! Como estão? Como é bom que tem cobertura aqui. Estamos fazendo 25 anos de aniversário, mas vocês sabiam que na verdade estamos com 26 anos? Sabiam ~ ? Desculpem por fazer vocês esperarem. Mas tem uma coisa que foi boa. Até nosso aniversário de 30 anos faltam 4 anos”. Então ele continuou “agora a próxima vai ser daqui a 4 anos”, então os fãs gritaram “Ehh!?” em protesto. Com o pedido de mais uma palavra pelo hyde, tetsuya continuou. “Estou muito agradecido a todos. Mesmo depois de terem passado 25 anos, se nós conseguimos fazer show no Tokyo Dome isso é tudo graças a vocês. Muito obrigado.”

Com vídeos do começo da carreira passando no telão, a próxima música apresentada foi apresentada “Blurry Eyes” e em seguida, “Link”. A letra dessa música fala sobre os sentimentos que se distanciaram e voltaram a se ligar, fazendo uma conexão exata com o tema do show.

Entrando na pausa durante a música, depois de 9 anos desde que fez isso pela última vez no TOKYO DOME, hyde fez a apresentação dos membros, dizendo “Todos chamem aos nomes direitinho”, assim começou a falar o nome e a parte de cada membro. Dessa forma, logo chegávamos ao fim, então hyde disse: “Quando nós começamos tínhamos apenas um sonho. E uma autoconfiança sem razão. Acho que 25 anos foi longo. Talvez vendo por seus olhos, vocês devem ter enxergado como se estivesse correndo tudo bem.”

hyde explicou então que para chegar até onde chegaram, aconteceram muitas coisas e que se não fosse a força de todos, eles não teriam conseguido. Dando continuidade às palavras de hyde, o show terminou com “Anata”, mais um dos antigos e amados sons da banda.

Misturando diversas músicas de sua longa carreira, o L’Arc~en~Ciel trouxe uma setlist repleta de emoção aos seus fãs. Junto de uma estrutura incrível e efeitos de tirar o fôlego, a presença da banda fez do primeiro dia de aniversário do L’Arc~en~Ciel mais um grande sucesso.

 

Clique nas miniaturas para abrir


SETLIST L’Arc-en-Ciel “25th L’Anniversary LIVE” 8 de Abril – Dia 1

01. Niji
02. Caress of Venus
03. the Fourth Avenue Café
04. flower
05. Lies and Truth
06. fate
07. forbidden lover
08. Shout at the Devil
09. REVELATION
10. Voice
11. X X X
12. Kasou
13. Shinshoku -lose control-
14. HONEY
15. MY HEART DRAWS A DREAM
16. NEO UNIVERSE
17. STAY AWAY
18. Driver’s High
19. READY STEADY GO
20. Don’t be Afraid
21. Blurry Eyes
22. Link
23. Anata

 

Para mais informações sobre a banda, acesse o site oficial
www.larc-en-ciel.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui