Texto: Kayomi Suzuki e Guilherme Ritsu | Fotos: Divulgação/OHP de cada banda

 

Stylish wave é um evento da club zy que reúne diversas bandas de visual kei e no dia 16 de Abril em Nagoya arrastou uma multidão fãs para assistirem suas bandas favoritas em sua Edição Especial de Primavera. O『stylish wave CIRCUIT’17 Haru no Arashi』​encheu a lotação máxima do NAGOYA ELL naquela tarde e sem demorar, logo a primeira banda abriu o evento.

 

Axkey

Axkey começou com alguns fãs mais tímidos junto dos membros da banda, mas logo o vocalista Yuuki perguntou “Quem aqui sente raiva de alguém?” Como não teve muita resposta ele riu e continuou “Nossa, vocês são da paz, né? Quem aqui sentir raiva de uma pessoa, soque o ar nessa música!” E ele fez o gesto que as fãs deveriam fazer e logo na segunda música, ディスペクト (Despect), as pessoas tímidas começavam a se empolgar e se soltarem conforme a banda tocava. O público agora batia suas cabeças no ar com fúria e dançava ao ritmo das cativantes melodias. A Axkey, se mostrou uma banda com muita energia e potencial e foi a escolha perfeita como banda de abertura.

 

SETLIST

  1. ディアレスト (Diarest)
  2. ディスペクト (Despect)
  3. ネバ (Neva)

 

Belle

Ao som de sinos e uma fanfarra, os membros do Belle entraram no palco enquanto seus fãs batiam palmas ao ritmo da música de abertura. O vocalista Haro cumprimentou o público de Nagoya. A banda deu início a setlist com a balada 万華鏡 (Mangekyou), que cativou o público com seu som cheio de elementos tradicionais japoneses. Yumehito tocava sua guitarra enquanto assumia também o papel de backing-vocals, e o baterista Masato não tirava o sorriso de seu rosto nem por um único segundo. 厚化粧の女 (Atsugeshou no Onna) fez com que o baixista Akiya e Yumehito saíssem saltitando pelo palco, como duas crianças que brincavam juntas, cativando ainda mais o público. A música que possuía uma pegada de jazz não deixou ninguém parado, e o vocalista Haro logo advertiu: “Ainda tem mais! Vamos dançar muito mais! Agora vamos tocar uma música nova”

E assim o Belle presenteou os fãs com a recém-lançada 真夜中のダンス (Mayonaka no Dance). Haro checou se todos estavam batendo palmas, e Yumehito novamente saltitou como uma criança feliz. Masato tocava a bateria movendo seu braço de forma peculiar, com extrema elegância e um sorriso que esbanjava simpatia. A banda que abriu o show com uma balada, encerrou o show com outra: ワスレナグサ (Wasurenagusa) onde os falsetes e vibratos que Haro executava com perfeição encantavam o Nagoya ell. Ao terminar o show a banda agradeceu os presentes e se retirou do palco, deixando todos com gostinho de quero mais.

 

SETLIST

  1. 万華鏡 (Mangekyou)
  2. 厚化粧の女 (Atsugeshou no Onna)
  3. 真夜中のダンス (Mayonaka no Dance)
  4. 涙傘 (Namida Kasa)
  5. ワスレナグサ (Wasurenagusa)

 

甘い暴力 (Amai Bouryoku)

De forma inusitada a banda Amai Bouryoku (甘い暴力) entrou no palco pescando… seu baterista Kei, mas não foi só isso. “Obrigado por terem rido, mesmo não tendo sido engraçado. Ter que rir é um saco.” Yuuki disse e logo toda a banda fez um gesto que arrancou risos dos fãs. “No trabalho, quando o chefe de vocês conta uma piada vocês também tem que sorrir, não é? Ter que sorrir é um saco.” E mais uma vez toda a banda acompanhou Yuuki naquele gesto que deu início a tão conhecida entre seus fãs 笑顔でい るって面倒臭い (Egao de Irutte Mendokusai) [Em português: Ter que rir é um saco] e platéia não desapontou ao imitar o gesto ensinado pela banda no início.

O Amai Bouryoku trouxe uma agitação a todos presentes, headbang, os típicos furis e gritos no instante que os integrantes da banda desceram do palco. Yuuki deixou claro que queria deixar sua marca nos fãs, e todos presentes receberam um carimbo em suas mãos!

Os membros iam passando e carimbando cada fã ali, o que combinava com a música 君依存タトゥー (Kimi Izon Tattoo). Todos presentes estavam tão empolgados, a banda seguia os movimentos no palco com todos presentes e Aya, o guitarrista base, não teve medo de apoiar o pé na grade da frente enquanto suas fãs batiam cabeça e faziam a grade balançar! Uma banda intensa, divertida e pesada, que trouxe um clima mais quente para dentro do ELL naquela noite.

 

SETLIST

  1. 笑顔でいるって面倒臭い (Egao de Irutte Mendokusai)
  2. 溺愛シット (Dekiai Shit)
  3. ウソキス (Uso Kisu)
  4. 君依存タトゥー (Kimi Izon Tattoo)
  5. 本能 (Hon’nou)

 

游彩 (Yusai)

Quando uma música de introdução tradicional japonesa começou a tocar, o público já percebeu que a próxima atração se tratava de Yusai. Com seu visual totalmente japanesque, os cinco integrantes tomaram suas posições no palco, o vocalista Rui portando um leque gigante. Em アイラク偽心 (Airaku Gishin), primeiro single lançado pela banda, o som de instrumentos clássicos japoneses como o koto se misturava com os pesados riffs de guitarra de Yoshi, e os gritos do vocalista Rui.  Os fãs socavam o ar e gritavam “Oi! Oi! Oi!” e pareciam prestes a derrubar a grade que separava o palco do público, tamanha a força com que se movimentavam. Em 雨 (Ame) o vocalista cantava enquanto se movimentava de forma sensual, e as batidas da bateria de Saku se destacavam.

Yusai entreteve o público com maestria, fazendo-os dançar com leques, pularem e gritarem. O ambiente começou a ficar cada vez mais pesado a ponto de Rui enlouquecer. O cantor se jogou no chão, rastejando como se estivesse entrando em colapso, até mesmo derrubando alguns equipamentos de som. Em um certo momento, ele se aproximou de uma fã na plateia, subiu na grade que os separava e fechou suas pernas na cabeça da mesma. Recebendo todo o calor dos fãs, o baixista Orochi tirou a parte de cima de suas vestes, deixando o ambiente ainda mais selvagem. No fim da insana 地団駄序曲 (Jidanda Jokyoku), os cinco deixaram o palco ainda num clima de fúria, com Rui se debatendo até o último segundo à vista dos fãs.

 

SETLIST

  1. アイラク偽心 (Airaku Gishin
  2. 渇望 (Katsubou)
  3. 雨 (Ame)
  4. 色暮 (Irokure)
  5. 地団駄序曲 (Jidanda Jokyoku)

 

the Raid.

Vestindo os tradicionais uniformes de estudantes japoneses do ensino médio manchados de sangue,  the Raid. tomou conta do palco arrancando ovações do público. Com a frase “Eu sou uma piranha”, 純潔ピラニア (Junketsu Piranha) o show começou, trazendo pesados headbangings e coreografias complicadas que a platéia parecia conhecer muito bem.

O guitarrista Yuuha tocava enquanto fazia máximo esforço para interagir com seus fãs, sempre com uma expressão de criança levada que aprontou algo. Em 泡姫 (Awa Hime), o som de koto voltou a ressoar animando o stylish wave. “Não importa quem vocês vieram ver hoje, vamos nos divertir juntos!” disse o vocalista Sena sorridente.

O the Raid. estava preparado para mostrar suas várias facetas, trazendo uma setlist composta tanto por músicas alegres com melodias cativantes, quanto músicas sombrias e mais pesadas. O público acompanhava as mudanças, em alguns momentos batendo suas cabeças com ferocidade, e em outros sorrindo, pulando e dedicando-se a fazer as coreografias. O guitarrista bo-ya dominava o lado direito do palco, dando graciosos giros e distribuindo piscadelas para os fãs mais animados. O baixista Tenshi virava de um lado para o outro ao ritmo das canções, e ergueu seu baixo para provocar o público.

Em MyDear, todos giraram suas toalhas, não importando de que banda fosse, deixando uma forte impressão de união. Para celebrar esse momento, todos deram as mãos e se moveram no mesmo ritmo. Ao ver a cena, Kazuki passou a tocar sua bateria rindo. No fim do concerto, Sena pediu para que todos levantassem os braços em formato de O gritando “Vamos aumentar o círculo de Raiders!!”, ritual que fecha todos os shows da banda. Satisfeitos com o resultado, a banda se retirou do palco enquanto acenava e agradecia seu tão fiel público com carinho.

 

SETLIST

  1. 純潔ピラニア (Junketsu Piranha)
  2. 泡姫 (Awa Hime)
  3. 黒薔薇輪舞曲 (Kuroshoubi Rondo)
  4. 欠落Lover (Ketsuraku Lover)
  5. MyDear

 

FEST VAINQUEUR

A agitação maior começou quando o FEST VAINQUEUR veio ao palco! Naquele momento todo o ELL vibrou com a banda convidada do evento. Obviamente os membros não decepcionaram toda aquela empolgação. Agitados logo no começo Hal, o vocalista, deixou claro o quanto queria ver seus fãs! “Eu queria ver vocês, Nagoya!” e Evil Disco~ somnambulism~ tirou todo mundo do chão. O baixista, Hiro, não se continha em ficar parado, na verdade ninguém conseguia. As músicas animadas faziam os fãs saírem do chão, pulando, batendo cabeça e mostrando toda sua empolgação para os membros do FEST VAINQUEUR.

Hal não resistia em ceder seu microfone para os outros integrantes da banda, que gritavam na intenção de agitar e aumentar ainda mais o calor! 現 代的疑惑都市’DOUBT!!’ (Gendai-teki Giwaku Toshi ‘DOUBT!!’) foi o que decidiu destruir o pescoço de todos da platéia.

Uma banda agitada com uma presença de palco forte que animou a todos, mas o pessoal ainda tinha energia para mais. O evento não poderia acabar ali!

 

SETLIST

1. Evil Disco~somnambulism~
2. ヴァレンシアとヴァージニア (Valencia to Virginia)
3. バタフライエフェクト (Butterfly Effect)
4. 合掌 (Gasshou)
5. 現代的疑惑都市’DOUBT!!’ (Gendai-teki Giwaku Toshi ‘DOUBT!!’)
6. 霞桜 (Kasumizakura)

 

Purple Stone

Purple  Stone veio ao palco com seu jeito único. “Nós somos a última banda da noite, obrigado por terem ficado até o fim” agradeceu Keiya, o vocalista. Batidas eletrônicas tornaram aquele live house em uma festa onde as fãs pulavam, batiam cabeça e dançavam as coreografias tão conhecidas junto dos integrantes da banda, especialmente Keiya que logo apareceu com luvas de gatinho. キャットウォーク (Catwalk) começou, mas foi em ポイズン チョコレート(Poison Chocolate) que todos dançaram animados! Era incrível ver que todos sabiam as coreografias, e os que não conheciam logo aprendiam observando as pessoas em volta.

Durante uma breve pausa, Keiya notou algo no palco e pegou alguma coisa vermelha. “Isso aqui é do Yusai?” Ele se questionou, Fuma e Gak não faziam ideia do que aquilo era, mas Keiya deixou guardado e disse que entregaria depois. Infelizmente o fim se aproximava, e para fechar o evento com chave de ouro a tão conhecida パニックパニック!(Panic! Panic!) começou. A batida, as dancinhas cativantes, os integrantes animados, tudo isso fez com que o Purple Stone encerrasse o Stylish Wave no maior estilo! Inclusive Gak deixou sua guitarra para cantar sua parte na música. Uma noite quente, incrível e perfeita para qualquer fã de visual kei!

 

SETLIST

  1. 歌舞伎町バタフライ (Kabukichou Butterfly)
  2. 嘘つきピエロ (Usotsuki Pierrot)
  3. キャットウォーク (Catwalk)
  4. ポイズンチョコレート (Poison Chocolate)
  5. 甘酸っぱいマンゴー (Amazuppai Mango)
  6. パニックパニック! (Panic! Panic!)

 

Bandas incríveis fizeram o ELL tremer com o 『stylish wave CIRCUIT’17 春の嵐』que volta com sua edição de verão, o『stylish wave CIRCUIT ’17 夏の陣』 que começa no dia 9 de Julho no Takadanobaba AREA!

Agradecimento especial a clubZY por nos permitir cobrir seu evento.

 

Sites oficiais:

https://axkey.jp/
http://sweet-violence.jp
http://yusai-web.net/
https://www.festvainqueur.com/
http://purplestone.jp/
http://the-raid.net/pc/index.html
http://belle-web.info/
http://www.club-zy.com/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui