Texto: Guilherme Ritsu | Fotos: Goemon Records

 

A GOEMON Records é uma das gravadoras mais conhecidas no Visual Kei atualmente, e tudo que a envolve é acompanhada com muita atenção pelos fãs da cena. O quarto aniversário da gravadora, obviamente, não poderia passar em branco, e é exatamente por isso que eles planejaram a turnê Daimyo Gyoretsu 2017, que teve como conceito “sold out instantâneo”, onde as duas bandas da gravadora Arlequin e Pentagon tocaram em casas de shows menores e mais intimistas do que tocam normalmente. 

No dia 14 de Maio, o evento passou por Nagoya, e com os ingressos esgotados, o HOLIDAY NEXT NAGOYA foi lotado pelos fãs das duas bandas. A grande maioria do público vestia camisetas de suas bandas favoritas, e também era possível notar uma grande quantidade de fãs homens. Os staffs da casa pediam para as pessoas se moverem para a frente, pois já não havia mais espaço, tamanha a quantidade de pessoas. Quando todos conseguiram entrar, as luzes se apagaram e as cortinas se abriram, dando início ao primeiro grande show da noite.

 

Arlequin

Sem delongas, a banda surge no palco com um look todo preto e vermelho. 真っ赤な嘘 (Makka na Uso) marca o começo da apresentação. Uma música aparentemente calma, muda repentinamente com as melódicas guitarras de Nao e Kuruto. Shohei tocava seu baixo apoiando a perna na bateria, ficando ainda mais alto. Os fãs assistiram atentamente e com calma, sem muito se mover, dando uma impressão muito errada do que se passaria no resto da noite.

“Vamos Nagoya!! Nós somos humanos imprestáveis!!” grita o vocalista Aki antes de dar início a ダメ人間 (Dame Ningen), música que é também o apelido dos fãs da banda, e pode ser traduzido literalmente como “Humano Imprestável”. Foi nessa música em que a atmosfera do HOLIDAY NAGOYA começou a ficar mais pesada, a partir do momento em que os fãs gritavam “oioioioi” socando o ar com seus punhos.

O baterista Tamon apontava para o público com sua baqueta como se estivesse ordenando que gritassem mais e mais. Kuruto se aproxima tanto da borda do palco que a dos fãs que faziam headbang pareciam prestes a acertar o seu pé. “Ocupem qualquer espaço vazio! Não deixem nenhum espaço vazio!” grita Aki. Durante o MC, ele comenta que estava muito contente em poder estar comemorar o aniversário da gravadora juntamente com seus irmãos mais novos, como se referiu carinhosamente aos membros do Pentagon.

O baixista Shohei então inicia uma brincadeira em que imita Taku, o guitarrista do Pentagon dizendo coisas como “Arle…” e os fãs completava com “Quin!”, “Penta....” “GON!!”. A brincadeira prosseguiu por um tempo, sobrando até para o baterista Tamon, quando Aki disse “Tamon….” e os fãs aos risos completaram com “San!!” Depois de se divertirem comunicando-se com seus fãs, o Arlequin prosseguiu com o show. Eles apresentaram sua nova canção, 価値観の違いは唯一の救いだった (Kachikan no Chigai wa Yuitsu no Sukui datta), cujo single não havia sequer sido lançado, sendo recebida com enorme empolgação pelos fãs.

A música possuía todas as características típicas que tornam o Arlequin uma banda tão especial, com os deliciosos e pesados riffs de guitarra de Nao e Kuruto, e a voz carregada de emoção de Aki, que se transformava em um potente gutural quebrando-se no refrão melódico. Era impressionante notar que não importa o quão pesada fosse a música, Tamon estava sempre batendo em sua bateria com toda sua força sem tirar um largo sorriso do rosto. Nao divertia-se estando prestes a saltitar, revezando seu olhar entre a guitarra e para os fãs, para quem distribuía piscadelas. Repleta de músicas novas, a setlist também trouxe algumas das canções mais tradicionais da banda, como 墓穴 (Boketsu) que fez o HOLIDAY NAGOYA se tornar um mar de cabeças que se debatiam pelo ar.

Ao ter essa visão, o vocalista gargalhava de maneira quase sádica, com uma expressão facial que se aproximava de um palhaço, fazendo jus ao nome da banda. E foi também com uma das músicas mais tradicionais da banda, Eclipse, primeiro single do Arlequin lançado em 2014 que a banda fechou a apresentação com chave de ouro.

“Vamos voar para um lugar mais alto a partir daqui” cantava Aki, enquanto os fãs pulavam o mais alto que podiam. O típico penteado do vocalista que lembrava duas grandes orelhas de algum animal estava prestes a ruir, tamanha a agitação do cantor. Shohei se aproxima da frente do palco uma última vez, e os membros giram em sincronia. Com o fim da canção, Aki, Nao, Kuruto, Shohei e Tamon brevemente se despedem dos fãs e deixam o palco. A platéia aproveita o intervalo para tirar um descanso, se hidratar e se preparar, pois a festa só tinha começado.

Algum tempo depois de todos se posicionarem, e o HOLIDAY NEXT voltar a ficar abarrotado de fãs entusiasmados, as luzes se apagaram e as cortinas se abriram novamente. Era hora do show de “dark fantasy”, como se auto-intitula o Pentagon.

 

Pentagon

 

Aos gritos dos fãs enlouquecidos, os membros adentram ao palco trajando o seu mais novo look. Ao som de uma música que só pode ser definida como “fantasia dark”, o vocalista Chizuru anuncia com uma voz sinistra “Nagoya, bem-vindos ao hotel fantasma” imediatamente dando início à WELCOME TO GHOST HOTEL. Logo nos primeiros momentos da canção, para a alegria dos fãs Minpha foi até a frente do palco, tocando seu baixo enquanto pulava revezando suas pernas.

Yutori fazia caras e bocas loucas e parecia se divertir como ninguém, enquanto seu parceiro Taku sorria e encarava o público. Público esse que apesar de ter dado tudo de si no show do Arlequin ainda parecia cheio de energia e curvava seu corpo para frente e para a trás com força, nos momentos mais agressivos da música. Contrastando com a extrema fofura de sua aparência, Minpha distribuía também chutes pelo ar, não deixando barato para nenhum lutador de artes marciais. Por falar em contraste, a segunda música contrastava completamente com a primeira faixa da setlist, enquanto a primeira trazia os elementos mais “darks” do Pentagonドラマ (Dorama) tinha  uma melodia completamente pop e cute.

Yutori fazia os backing vocals da música, cantando a parte que dizia “two heart, true love” (“dois corações, amor verdadeiro”) fazendo  corações com a mão. Um fã homem que estava na sua frente na primeira fileira chamou sua atenção e ele então passou a dedicar os corações para ele. O baterista Atsuki tocava enquanto acompanhava a melodia com sua cabeça, de um lado pro outro, enquanto o vocalista Chizuru incitava os fãs a fazerem o mesmo, porém com os braços. Em determinado momento, Yutori se aproxima do fã com quem havia interagido anteriormente, chegando ao ponto de lhe dar um beijo na boca. Ao ver a cena, Chizuru afasta os dois e grita ao risos para o companheiro “Volte para o seu lugar!”

A setlist da banda parecia ter sido constituída de modo a equilibrar perfeitamente esses dois lados diferentes presentes em suas músicas. Intercalando entre uma música mais pesada e obscura com outra mais cativante e alegre. Durante o MC, o alegre e divertido guitarrista Taku fez a brincadeira que todos estavam esperando. Ao gritar “Arle..” os fãs respondiam “Quin!!” revezando entre gritos e risos.

Yutori aproveitou o momento para apresentar seu novo amigo, Iseda-kun. Uma enorme lagosta que se encontrava em cima de seu amplificador, “Agora ele vai voltar a dormir, boa noite Iseda-kun!!” disse o louco guitarrista que colocava a lagosta de volta em seu lugar, arrancando ainda mais gargalhadas do caloroso público. 

Na sequência, assim como o Arlequin, Pentagon também apresentou uma música inédita ao público, トゥーン・ワールド (Toon World) quese tratava de uma condensação perfeita do que é o PentagonA música trazia tanto os elementos pop e dark da banda juntos, de forma equilibrada e divertida, sendo um ótimo cartão de apresentação do grupo. O baterista Atsuki tira o longo casaco que vestia, ficando apenas de camisa regata, que parecia muito mais confortável para que ele pudesse continuar sua bateria de forma energética.

A apresentação continuou trazendo músicas com batidas latinas, riffs de hard metal, batidas de bateria punk e os belos e ecléticos vocais de Chizuru. Uma verdadeira divertida salada de ritmos. Durante アカペラ (Acapella), a guitarra de Yutori apresentou alguns problemas, mas como um verdadeiro entertainer ele não deixou que isso o atrapalhasse, e passou a cantar juntamente com Chizuru, tornando aquele momento raro e especial para todos os presentes.

Em um determinado momento da canção, Minpha também deixou seu baixo de lado e agarrado à pelúcia do coelho que dá nome a banda, veio para o meio do palco fazendo a coreografia da canção juntamente com o público, e os incitando para animarem ainda mais. Yutori desculpou-se pelo ocorrido e disse “Quando a guitarra parou de pegar eu pensei que o Iseda-kun tivesse acordado!” fazendo com que até os membros dessem gostosas gargalhadas. Se você acha que até o momento a banda já havia mostrado toda a sua versatilidade, está cometendo um grande equívoco.

どうでもええけど (Doudemo ee kedo) conseguiu trazer reggae, rock e rap para o HOLIDAY NEXT, tudo na mesma música!  Chizuru cantava em cima de sua plataforma, com uma das mãos no bolso de suas vestes. Não contente com apenas chutar, Minpha agora também distribuía socos, de uma maneira extremamente adorável, fazendo as longas mangas do seu kimono voarem pelo ar graciosamente, enquanto ao seu lado Taku divertia-se com sua guitarra e interagia com o público a partir de suas expressões faciais.

Durante a última canção, CRAZY TRIBE, que misturava música eletrônica com hip-hop e rock, Chizuru e Atsuki gritavam juntos fazendo com que os espectadores brandassem “We are the party people!!” com eles. E eles conseguem! Os fãs gritavam, pulavam e se divertiam com a banda até o fim da música. Mas ainda não era o suficiente, o Pentagon queria mais. Por isso, CRAZY TRIBE começa mais uma vez!

Deixando ainda mais claro que de que possuía um parafuso a menos, Yutori mais uma vez larga sua guitarra e dessa vez se joga no meio da multidão, dirigindo-se ao centro da pista. Chizuru compra a ideia do colega, e pedindo para que os fãs abrissem espaço, também deixa o palco e vai em direção a Yutori, e juntos apresentam uma performance de dança hip-hop, como no clipe da canção.

A platéia se encontrava em êxtase ao ver seus ídolos tão próximos, e alguns dos fãs até mesmo arriscavam alguns passos da dança. Os dois então retornam ao palco, e dessa vez ao fim da faixa, o show também chega ao seu término. O Pentagon sai do palco deixando fãs completamente satisfeitos com a consistente mistura de ritmos e estilos que a banda apresentava, também deixando-os com a sensação de curiosidade para saber o que viria daqui pra frente, uma vez que a banda não cansa de surpreender.

 

E assim encerrou-se o show de comemoração do 4º aniversário da GOEMON Records.

Um show que deixou claro a razão do sucesso da gravadora: bandas constituídas por músicos jovens, porém muito talentosos, com estilo próprio e uma versatilidade imensa para oferecer aos fãs da cena. E é por isso mesmo que não podemos tirar os olhos da GOEMON por um minuto sequer!

Faça como a LIVE JAPAN MUSIC e continue a acompanhar Arlequin, Pentagon e a gravadora GOEMON Records, e prepare-se para o que ainda está por vir!

 

Nosso sincero agradecimento para a GOEMON pela autorização para cobrir o seu show, e nossos parabéns pelos 4 anos de sucesso.

Text: Guilherme Ritsu - English Translation: Danislene Cuin | Photos: Goemon Records

 

Currently GOEMON Records is one of the most well known record company in Visual Kei scene, and everything about it is follow with great attention by the fans of this genre. Therefore, it's 4th anniversary obviously couldn't pass unnoticed. Then they planned the Daimyo Gyoretsu 2017 tour, which the concept is “Instantaneous Sold Out” and when company's two bands “Arlequin” and “Pentagon” performed in venues smaller than they used to do.

At May 14th the event passed by Nagoya, the tickets sold out and  the venue Holiday Next Nagoya was crowded by the fans of the two bands. The vast majority of the audience was wearing T-shirts stamped with their favorite band, it was also possible to notice a great number of male fans. Staffs asked the people to go forward because there wasn't enough space, such was the amount of people. 

When everyone could get in, lights went out and curtains opened starting the first big concert that night.

 

Arlequin

 

Readily, the band appears on the stage in a black and red look. “真っ赤な嘘” (Makkana Uso) marks the beginning of this performance. This apparently calm song changes abruptly with Nao and Kuruto's melodic guitars. Shohei played his bass with his leg on the drums, becoming taller. The fans watched the concert attentively, without moving too much, leaving a wrong feeling about what would happen that night. 

“Come on Nagoya! We are worthless humans!” shout the vocalist Aki before starting “ダメ人間” (Dame Ningen), title which also gives name to band's fans and can be translated literally to “Worthless Human”. It was while this song was played that the atmosphere at Holiday Nagoya started to become heavier, from the moment the fans started to hit the air with the fists while shouting “OIOIOIOI”. The drummer Tamon, pointed to the audience with his drumsticks like he was ordering them to shout more and more. Karuto approaches the border of the stage and stay such close to the audience that the fans seemed to be barely touching his feet.

“Fill any empty space! Don't leave any space empty!” shout Aki. During the MC, he comments that he were very happy for being able to celebrate record company's anniversary with their younger brothers, how he kindly referred to Pentagon members. Then, the bassist Shohei started making fun imitating Taku, the Pentagon's guitarrist, saying things like “Arle...” while fans replied with “Quin!”, “Penta...” “GON!!”. The joking continued for a while, and even the drummer had to join when Aki said “Tamon...” and the fans laughing completed with “San!!”. 

After enjoying the communication with fans, Arlequin continued his performance. They presented their new song, 価値観の違いは唯一の救いだった(Kachikan no Chigai wa Yuitsu no Sukui Datta), which the single wasn't even released, it was received by the fans with great excitement. The song had all the characteristics that makes Arlequin such special band, with heavy and yet delightful guitar riffs of Nao and Kuruto along Aki's emotive voice that turned into a powerful guttural breaking in the melodic chorus.

It was impressive to note that didn't matter how heavy was the song, Tamon was always playing his drums with all his strength without ceasing smiling. Nao was having fun and about to hopping, glancing his way between the guitar and the fans, to whom he distributed winks. Filled with new songs, the setlist also brought some of the band's more traditional songs, such as 墓穴 (Boketsu) that made HOLIDAY NAGOYA become a sea of heads that were struggling through the air. When he saw this, the vocalist laughed almost sadistically, with a facial expression that approached a clown, living up to the name of the band.

And it was also with one of the band's more traditional songs, “Eclipse”, the first single from Arlequin released in 2014 that the band closed the show with a golden key. "Let's fly to a higher place from here," Aki sang, as fans jumped as high as they could. The typical vocalist's hairstyle that resembled two large animal ears was about to collapse, such was the singer's agitation. Shohei approaches the front of the stage one last time, and the members rotate in sync. With the end of the song, Aki, Nao, Kuruto, Shohei and Tamon briefly bid farewell to the fans and leave the stage.

The audience takes the break to take a rest, hydrate and prepare, because the party had just begun. Some time after everyone had positioned themselves, and Holiday Next was once again overcrowded with enthusiastic fans, the lights went out and the curtains opened again. It was time for the "dark fantasy" show, as the Pentagon calls itself.

Pentagon

 

With the shouting of the crazy fans, the members entered the stage wearing their newest look. To the sound of a song that only can be defined as “dark fantasy”, the vocalist Chizuru with a ominous voice announces “Nagoya, welcome to the Ghost Hotel”, starting “Welcome to Ghost Hotel”. In the first few moments of this song, for the joy of the fans, Minpha approached the stage's front playing his bass while hopping. Yutori did crazy faces and seemed to enjoy this too much while his partner was looking at the audience smiling. The  audience that despite giving everything of themselves in the concert of the Arlequin, still seemed full of energy and bowed his body back and forth energetically in the most aggressive moments of the song. Contrasting with the extreme cuteness of his appearance, Minpha also distributed kicks through the air, without losing for any martial arts fighter.

Speaking about contrast, the second song was in stark contrast to the first track on the setlist, while the first one featured the Pentagon's darker elements ドラマ (Dorama) had a completely pop and cute melody. Yutori did the backing vocals of the song, singing the part that said "two heart, true love" making hearts with the hand. A male fan who was in front of him in the first row caught his attention and he then proceeded to devote the hearts to him. Drummer Atsuki played as he accompanied the tune with his head from side to side, while vocalist Chizuru urged fans to do the same, but with his arms. At one point, Yutori approaches the fan with whom he had previously interacted, even to the point of kissing him on the mouth. Upon seeing the scene, Chizuru pushes the two away and shouts laughing with his partner  "Go back to your place!"

The band's setlist seemed to have been set up to perfectly balance those two different sides in their songs. Intercalating between a heavier and obscure song with another more captivating and joyful. During the MC, the cheerful and funny guitarist Taku made the joke that everyone was waiting for, shouting "Arle .."  while the fans replied "Quin !!" taking turns between shouting and laughing.

Yutori take the moment to introduce his new friend, Iseda-kun. A huge lobster on top of his amplifier, "Now he's going back to sleep, good night Iseda-kun !!" said the mad guitarist who put the lobster back in its place, drawing even more laughter from the warm audience. Following on, just like the Arlequin, Pentagon also unveiled a unheard song, トゥーン· ワールド (Toon World) which was a perfect condensation of what the Pentagon is. This song brought both the band's pop and dark elements together in a balanced and fun way, being a great presentation card for the band.

The drummer Atsuki takes off the long coat he wore, only getting his tank top, which seemed much more comfortable, so he could continue playing his drums energetically. The performance continued bringing songs with latin beats, hard metal riffs, punk drum beats and the beautiful and eclectic vocals of Chizuru. A real funny salad of beats. During アカペラ (Acapella), Yutori's guitar presented some problems, but as a true entertainer he didn‘t let that upset him, and went on to sing along with Chizuru, making that rare and special moment for everyone present.

At a certain point in the song, Minpha also left his bass on his side and grabbed the plush rabbit that gives the band its name, came to the middle of the stage doing the choreography of the song along with the audience, encouraging them even more. Yutori apologized and said, "When a guitar stopped picking up I thought Iseda-kun had woken!" Making even the members laugh out loud. If you're thinking that the band had already showed all of its versatility, you are wrong. どうでもええけど (Doudemo ee kedo) managed to bring reggae, rock and rap to Holiday Next, all in the same song! Chizuru was singing on her platform, one of his hands in the pocket of his clothes.

Not satisfied in just kicking, Minpha now also handed out punches, in an extremely lovely way, making long sleeves of his kimono fly gracefully through the air, while at his side Taku had fun with his guitar and interacted with the audience with his facial expressions. During the last song, “CRAZY TRIBE”, which mixes electronic music with hip-hop and rock, Chizuru and Atsuki screamed together causing viewers to shout "We're Party People!" With them. And they do! The fans screamed, jumped and had fun with the band until the end of the song. But it was still not enough, Pentagon wanted more. So, “CRAZY TRIBE” begins one more time!

Making it even clearer that he was crazy, Yutori once again leaves his guitar and throws himself in the crowd, heading for the center of the lane. Chizuru buys his colleague's idea, and asks fans to make room, also leaves the stage and heads for Yutori, and together they perform a hip-hop dance performance, as in the song's music video. The audience was ecstatic to see their idols so close, and some of the fans even risked a few steps of the dance. The two then return to the stage, and this time at the end of the lane, the show also comes to an end.

Then Pentagon leaves the stage leaving fans completely satisfied with the consistent mix of rhythms and styles that the band presented, also leaving them with the sensation of curiosity to know what would come from here, since the band does not get tired of surprising.

 

And so the concert to celebrate the 4th anniversary of GOEMON Records ended.

A concert that made clear the reason for the success of the label: bands composed of young musicians, but very talented, with their own style and immense versatility to offer for fans of the scene. Tat's why we can not take our eyes off GOEMON for a minute!

 

Make it as LIVE JAPAN MUSIC and keep following Arlequin, Pentagon and GOEMON Records, and get ready for what's to come!

Our sincere thanks to GOEMON for the authorization to cover your concert, and our congratulations to you for the 4 years of success.

GALERIA - GALLERY

Clique nas miniaturas para expandir - Click on the thumbnails to open

 

SETLIST

Arlequin
SE
1.真っ赤な嘘 (Makka na Uso)
2.道化ノ華 (Douke no Hana)
3.gossip
4.ダメ人間 (Dame Ningen)
MC
5.胸の内側に宿る息 (Nou no Uchigawa ni Yadoru Iki)
6.価値観の違いは唯一の救いだった (Kachikan no Chigai wa Yuitsu no Sukui datta)
7.人形-ヒトガタ- (Hitogata)
8.墓穴 (Boketsu)
9.Pandora
10.MAZE
11.「私」と"理解" (「Watashi」to “Rikai”)
12.Eclipse

Pentagon
SE
1.WELCOME TO GHOST HOTEL
2.ドラマ (Dorama)
3.mistake
MC
4.トゥーン・ワールド (Toon World)
5.真昼間は別の顔 (Mahiruma wa Betsu no Kao)
6.アネモネ (Anemone)
7.Here I am
8.アカペラ (Acapella)
MC
9.どうでもええけど (Doudemo ee Kedo)
10.CRAZY TRIBE

 

LINKS OFICIAIS - OFFICIAL LINKS

GOEMON Records: http://goemon-records.com/
Arlequin: http://arlequin-web.com/
Pentagon: http://pentagon-official.com/

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui