Texto: Guilherme Ritsu | Fotos: SuG

 

SuG é uma das bandas mais conhecidas pelos fãs de música japonesa ao redor do mundo. Durante 10 anos a banda seguiu se inovando, reinventando, e ultrapassando gêneros e categorias acabou criando o seu próprio gênero. A melhor palavra para definir “SuG” é “SuG”. Apesar do reconhecimento mundial, a banda chocou seus fãs anunciando que encerraria suas atividades no seu tão esperado show “HEAVY POSITIVE ROCK” no Nippon Budokan.

 

Após um mês do anúncio, em meio a tristeza e excitação, o dia dois de setembro chegou. Nesse dia o legendário Nippon Budokan, arena por onde passaram bandas como os Beatles e o Kiss, se encontrava mais colorido do que nunca. Não só pelos milhares de fãs das mais diversas nacionalidades desfilando com estilosos cabelos e roupas dignas de um fashion walk, mas pelos enormes e luxuosos arranjos de flores e balões colocados no local em homenagem a banda.

 

Aos poucos as milhares de pessoas tomaram seus lugares na arena, e quando se menos esperava as luzes apagaram-se arancado gritos de surpresa.

Shinpei, Chiyu, yuji,  masato e por fim Takeru adentram o palco e o show tem início com AGAKU, último single lançado pela banda e escrito especialmente para esse concerto.

“Balancem, Budokan!” grita o vocalista Takeru.

E o Budokan realmente balançou. Em AGAKU e também durante as próximas canções, a arena, o primeiro e o segundo andar foi tomado de pessoas que pulavam com energia, enquanto os feixes de luz cortavam a arena, numa cena digna de um espetáculo.

Os membros pareciam estar se divertindo como nunca. masato andando para a passarela que se estendia para os lados, e Chiyu tocando seu baixo com violência como um verdadeiro rockstar.

O vocalista então anuncia “Hoje temos mais de 7 mil pessoas aqui!” e após as eufóricas ovações prossegue “O lugar pode ser grande, mas vamos fazer o de sempre. Vamos nos divertir Tokyo!” e então o show prossegue.

Em TOY SOLDIER uma imensa quantidade de dançarinos, incluindo crianças, entra ao palco performando juntamente com a banda.A banda sempre pareceu gostar de inserir performances como essa em seus shows, mas era a primeira vez que uma quantidade de dançarinos como essa tomava o palco do SuG. Mais tarde, Takeru revelou que no total eram cem pessoas!

A performance de dança prosseguiu pelas próximas faixas, todas alegres e coloridas. Em “無限Styles (Mugen Styles)”, Chiyu além de tocar seu baixo ocupou a função de backing vocal. Os dançarinos então deixam o palco, e o show segue para sua próxima seção, a de baladas. O vocalista visivelmente emocionado expressa para seus fãs sua alegria em poder cantar as músicas que ele criou usando todo seu coração tendo uma vista como aquela.

“桜雨” (Sakura Ame) é cantada enquanto o clipe da faixa é exibida no telão, entrando em um belo contraste. Após a emocionante “無条件幸福論 (Mujouken Koufukuron)”, a atmosfera se tornou um pouco mais agressiva com “Howling Magic”, música em que Takeru canta enquanto também toca uma guitarra.

As tradicionais “gr8 story” e “☆Gimme x Gimme☆” fazem a alegria dos fãs, que mal esperavam pelo que estava por vir. Após dançarem e pularem com “mad$hip” que misturava pesados riffs de guitarra com rap e hip-hop, Takeru surpreende o público anunciando um medley dos 10 anos do SuG.

A banda então passou a tocar versões encurtadas das músicas que fizeram parte de sua história nesses 10 anos. O Medley teve início com Alterna, segundo single da banda, e sua melódica nostálgica fez com que os fãs mais saudosistas se acabassem em lágrimas. Mas logo as lágrimas foram substituídas por muito bate-cabeça com a também nostálgica “俺式Continue (Oreshiki Continue)” em que o público fazia selvagens headbangings ao comando do som de apito de Takeru. O guitarrista yuji também não deixava por menos, chacoalhando seu pescoço com fúria enquanto tocava a guitarra.

Sem deixar o público descansar um minuto, a banda apresentava diversas faixas energéticas a renomada “Vi-Vi-Vi” e a divertida “Crazy Bunny Coaster”.

 

Após a divertida viagem do tempo nos dez anos de carreira de SuG, Takeru anunciou “Essa é a última música!”.

E essa música não era nada mais nada menos do que a faixa que representa a banda. “39GalaxyZ” faz com que as sete mil pessoas presentes na arena pulassem, girassem suas toalhas e cantassem em conjunto, ao meio de muitas lágrimas e emoção. Era difícil segurar as lágrimas, principalmente no momento em que o vocalista troca a palavra “você” por “SuG” na parte da letra em que diz “Quem me mudou foi ‘você’ (SuG) . E por isso do fundo do meu coração…Eu te amo!”.

A banda então deixou o palco, e o Nippon Budokan logo é invadido por milhares de vozes que pediam encore. Seus desejos logo são atendidos, e o SuG retorna ao palco com a emocionante canção “dot.0”, que tinha sua letra exibida nos telões. Ao fim da canção, cada um dos membros tem seu momento para falar sobre seus sentimentos.

O baterista Shinpei que mal conseguia conter as lágrimas diz que não acredita que o SuG se reunirá nos palcos novamente, mas diz que o fato de agora conseguirem estar nesse lugar tão incrível se deve ao fato deles, dos staffs e dos fãs terem se esforçado tanto.

Os fãs que soluçavam alto com as palavras de shinpei logo foram consolados pelo baixista Chiyu que disse que por um momento pensou em abandonar a música, mas que por fim decidiu continuar tocando seu baixo e proteger o nome do SuG, sempre continuando a ser o “Chiyu do SuG”.

yuji, o único membro que anunciou que oficialmente se afastará da música diz que não havia deixado nada para trás, e com aquele show havia concluído tudo o que gostaria de ter feito.

Quebrando a onda de mensagens positivas, masato expõe seus mais sinceros sentimentos, com uma voz calma porém notável tristeza no olhar, dizendo que achava lamentável o fato do SuG não poder “ultrapassar” aquele show no Nippon Budokan, e que ele se carregaria essa culpa pelo resto da vida.

Por fim, Takeru com os olhos marejados de lágrimas fala um pouco sobre sua história. Sobre como ele era um adolescente fraco que todos os dias pensava que queria morrer, mas que quando viu um show do cantor HYDE naquele mesmo Nippon Budokan passou a ter um sonho. E esse sonho havia se concretizado naquele dia, cantando naquele lugar.

Ele então introduz a música que falava exatamente sobre seus sonhos de adolescente, e canta “teenAge dream” com extrema emoção, quase a ponto de desabar de chorar, deixando todos os presentes comovidos. O show então prossegue por uma sequência de canções emotivas, sendo finalizada por “Smells Like Virgin”, que iniciada por uma longa introdução de riffs de guitarras carregados de um clima emotivo e de nostalgia. A comoção aumenta mais quando o coro de sete mil vozes se uniu à canção, tornando aquele momento especial e único.

 

Mais uma vez o SuG deixa o palco, e novamente as vozes com som de lágrimas pedem bis.

E com as palavras “Nós não poderíamos deixar um show incrível como esse acabar de forma triste, não é?”o animado segundo encore tem início. LOVE SCREAM PARTY faz com que as lágrimas se sequem, enquanto o público aproveita com animação. O fato de saber que essa seria a última vez fez com que tanto os membros quanto a platéia entregassem toda sua energia, criando um cenário incrível.

 

E por mais divertido que fosse aquele momento, o verdadeiro fim se aproximava. A música escolhida para servir de ponto final na carreira do SuG foi “ときどきすてきなこのせかい (Tokidoki sutekina kono sekai)”, uma faixa alegre e positiva. Com os dançarinos novamente no palco carregando bandeiras da banda, o SuG brilhou uma última vez.

E mais uma vez vez, a platéia une suas vozes novamente para cantar. Fitas prateadas caíram do alto como um último presente da banda para os fãs.

Por fim, os membros se abraçaram e passaram um longo tempo acenando e se despedindo dos fãs, que haviam os acompanhado por tantos anos. Apesar das lágrimas, os sorrisos predominavam no Nippon Budokan. Aquele era o verdadeiro ápice, o ponto alto da carreira do SuG.

Takeru fica sozinho no palco, deixando suas últimas palavras como vocalista do SuG.

“Obrigado por terem se tornado a razão de viver de um homem que não tinha nenhum sonho na vida. Cinco homens comuns se juntaram e chegaram até esse lugar. Vocês também podem fazer qualquer coisa. Sigam em frente! Essa é a mensagem ‘forçadamente’ positiva que eu deixo como Takeru e como SuG. Obrigado por esses dez anos!”.

 

Como num filme, o show é encerrado com créditos finais, acompanhados de vídeos de desde os primeiros shows e trabalhos da banda até os últimos. Foi também anunciado que esse show será lançado em DVD e Blu-ray em Novembro.

 

E foi dessa forma que o SuG chegou ao fim, deixando uma mensagem positiva assim como sempre fizeram através de suas canções.

 

A equipe do LIVE JAPAN MUSIC agradece a banda e seus fãs pelo seu carinho e por nos ter dado a honra de trabalhar com eles. A gente deseja muito sucesso para os cinco membros no caminho em que eles optarem por seguir daqui para frente.

 

Text: Guilherme Ritsu - English Translation: Caroline Damasio | Photos: SuG

 

SuG is one of the known bands by Japanese music fans around the world.For 10 years the band that continued innovating, reinventing, and surpassing genres and categories, ended up creating its own genre. The best word to define "SuG" is "SuG". Despite worldwide recognition, the band shocked their fans by announcing that it would end its activities at their long-awaited "HEAVY POSITIVE ROCK" show at Nippon Budokan.

 

A month after the announcement, amid the sadness and excitement, September 2 arrived. On that day the legendary Nippon Budokan, an venue where bands such as the Beatles and Kiss passed, was more colorful than ever. Not only for the thousands of fans of the most diverse nationalities walking with fashionable hair and clothes worthy of a fashion walk, but for the huge and luxurious arrangements of flowers and balloons placed in the place in honor of the band.

 

Gradually the thousands of people took their places in the arena, and when it was less expected the lights went out, making the fans scream in surprise. Shinpei, Chiyu, yuji, masato and finally Takeru enter the stage and the show begins with AGAKU, the last single released by the band and written especially for this concert. "Dance, Budokan!" Shouts the vocalist Takeru. And Budokan really rocked. In AGAKU and also during the next songs, the arena, the first and second floors were filled with people jumping with energy, while the bundles of lights cut through the arena in a scene worthy of a spectacle. The members seemed to be having fun as never before. masato walking to the catwalk that stretched sideways, and Chiyu playing his bass violently like a true rockstar.

The vocalist then announces "Today we have over 7,000 people here!" And after the euphoric ovations, continues "The place may be great, but let's do the usual. Let's have fun, Tokyo!" And then the show goes on. In TOY SOLDIER an immense amount of dancers, including children, enters the stage performing along with the members. The band always seemed to enjoy putting performances like this into their concerts, but it was the first time a number of dancers like that took SuG’s stage.

Later, Takeru revealed that there were one hundred dancers! The dance performance continued through the next tracks, all cheerful and colorful. In "無限 Styles (Mugen Styles)", Chiyu besides playing his bass occupied the function of backing vocal.

 

The dancers then leave the stage, and the show goes on to its next section, that ballads.

The visibly moved vocalist expresses to his fans his joy at being able to sing the songs he created with all his heart having a view like that. "桜雨" (Sakura Ame) is sung while the videoclip of the track is displayed on the big screen, entering in a beautiful contrast. After the exciting "無条件幸福論 (Mujouken Koufukuron)", the atmosphere became a bit more aggressive with "Howling Magic", music in which Takeru sings while also playing a guitar.

 

The traditionals "gr8 story" and "☆Gimme x Gimme☆" make the fans happy, who barely expected what was to come. After dancing and jumping with "mad$hip" that mixed heavy guitar riffs with rap and hip-hop, Takeru surprised the audience by announcing a medley of the SuG's 10 years.

The band then went on to play shortened versions of the songs that were part of their story in those 10 years. The Medley began with Alterna, the band's second single, and its nostalgic melodic made the most nostalgic fans burst into tears. But soon the tears were replaced by a lot of headbanging with the also nostalgic "俺式Continue (Oreshiki Continue)" in which the audience made wild headbangings at the command of Takeru's whistle sound. The guitarist yuji did not let go either, shaking his neck in fury while playing the guitar.

Without letting the audience rest for a minute, the band featured several energetic tracks from the renowned "Vi-Vi-Vi" and the fun "Crazy Bunny Coaster".

 

After the fun time trip in SuG's ten year career, Takeru announced "This is the last song!".

And this song was nothing less than the track that represents the band. "39 GalaxyZ" makes the seven thousand people in the arena jump, spin their towels and sing together, amidst many tears and emotion. It was difficult to hold back the tears, especially when the singer changes the word "you" to "SuG" in the part of the lyric that says "Who changed me was 'you' (SuG). And so from the bottom of my heart ... I love you!"

The band then left the stage, and the Nippon Budokan is soon invaded by thousands of voices calling for encore. Their wishes are soon met, and SuG returns to the stage with the thrilling song "dot.0", which had its lyrics displayed on the big screens.

At the end of the song, each member has their moment to talk about their feelings.

Shinpei, who could barely hold back his tears, says he does not think SuG will meet onstage again, but says the fact that they can now be in this incredible place is because they, the staff and the fans have worked very hard.

Fans who sobbed loudly at shinpei's words were soon comforted by bassist Chiyu who said that for a moment he thought about quitting the song but that he finally decided to continue playing his bass and protect the SuG's name, always remaining the "SuG’s Chiyu".

yuji, the only member who announced that he would officially walk away from the song industry says he had left nothing behind, and with that performance he had completed everything he wanted to have done.

Breaking the wave of positive messages, Masato exposes his heartfelt feelings, with a calm yet remarkable voice and sadness in his eyes, saying that he found it regrettable that SuG could not "surpass" that concert in the Nippon Budokan, and that he would bear that guilt the rest of his life.

 

Finally, Takeru's tear-filled eyes tell a bit about his story. About how he was a weak teenager who every day thought that he wanted to die, but that when he saw a concert of the singer HYDE in that same Nippon Budokan, he happened to have a dream. And that dream had come true that day, singing in that place.

 

He then introduces the song that spoke exactly about his teenage dreams, and sings "teenAge dream" with extreme emotion, almost to the point of collapsing from tears, leaving everyone present moved. The show then proceeds through a string of emotive songs, ending with "Smells Like Virgin," which started with a long introduction of guitar riffs loaded with an emotional mood and nostalgia. The commotion increases further as the 7,000-voice choir joined the song, making that moment special and unique.

 

Once again the SuG leaves the stage, and again the voices with the sound of tears ask for an encore.

And with the words "We can't leave an amazing show like this to end sadly, can we?" The animated second encore begins. LOVE SCREAM PARTY makes the tears dry while the audience enjoy it with excitement. Knowing that this would be the last time, made both the members and the audience deliver all their energy, creating an incredible scenario.

 

And as amusing as that moment was, the true end was coming.

The song chosen to serve as the final stop in SuG's career was “ときどきすてきなこのせかい (Tokidoki sutekina kono sekai)” a cheerful and positive track.

With the dancers again onstage carrying the band's flags, SuG shone one last time.

And once again, the audience joins their voices again to sing. Silver ribbons fell from the top as a last gift from the band to the fans.

Finally, the members hugged each other and spent a long time waving and saying farewell to the fans, who had been with them for so many years. Despite the tears, the smiles predominated in the Nippon Budokan. That was the true apex, the high point of SuG's career.

Takeru is left alone on stage, leaving his last words as lead singer of SuG.

"Thank you for having become the reason for living of a man who had no dreams in life. Five ordinary men gathered and came to this place. You can do anything, too. Go ahead! This is the 'forcibly' positive message I leave as Takeru and as SuG. Thank you for those ten years! "

 

As in a movie, the show ends with final credits, accompanied by videos from the band's hows and work from first to the last. It was also announced that this show will be released on DVD and Blu-ray in November.

 

And that's how SuG came to an end, leaving a positive message just like they always did through their songs.

 

The LIVE JAPAN MUSIC team thanks the band and its fans for their affection and for giving us the honor of working with them. We wish the five members much success on the path they choose to move on from now on.

 

sug-web.jp

GALERIA - GALLERY
clique para ampliar - click to open

SETLIST

SE. mark
01. AGAKU
02. HELLYEAH
03. 不完全Beautyfool Days (Funkanzen Beautyfool Days)
MC
04. Toy Soldier
05. 小悪魔Sparkling (Koakuma Sparkling)
06. B.A.B.Y.
07. 無限Styles(Mungen Styles)
MC
08. 桜雨 (Sakura Ame)
09. 無条件幸福論 (Mujōken kōfuku-ron)
10. Howling Magic
11. セッション(Session)
12. sweeToxic
13. 契約彼女、生贄彼氏 (Keiyaku kanojo, ikenie kareshi)
14. FRIDAY!!
MC
15. gr8 story
16.☆ギミギミ☆ (☆GIMME GIMME)
17. SICK’S
18. mad$hip
19. 10th ANNIVERSARY MEDLEY
Alterna. / 俺式Continue (Oreshiki Continue) / R.P.G. -Rockin’ Playing Game / Vi-Vi-Vi / 武士道 FREAKY (Bushido FREAKY) / Fast Food Hunters / Crazy Bunny Coaster
20. 39GalaxyZ

ENCORE
EC1. dot.0
MC
EC2. teenAge dream
EC3. CRY OUT
EC4. Smells Like Virgin Spirit

SECOND ENCORE
EC5. LOVE SCREAM PARTY
MC
EC6. ときどきすてきなこのせかい (Tokidoki Suteki na Kono Sekai)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui