Texto: Danislene Cuin e Caroline Damasio | Fotos: Caroline Damasio

 

Neste ano de 2017 a banda de visual kei “Versailles ~ Philharmonic Quintet” comemora em turnê mundial seu décimo aniversário. Com duas passagens anteriores incríveis pelo Brasil, a banda não deixou a desejar em sua apresentação especial de aniversário, que tivemos a honra de assistir no dia 09 de Setembro, no Carioca Club em São Paulo.

Todos estavam apreensivos e atentos quando, ao som de “Prelude”, os membros do Versailles subiram ao palco cumprimentando o público iniciando em seguida a música que daria início ao show. “Aristocrat’s Symphony”, canção presente no segundo single da banda “A Noble Was Born in Chaos”, foi recebida calorosamente pelo público.

Por se tratar da comemoração de 10 anos, a setlist foi composta por canções que compõem a história do Versailles desde sua formação em 2007.

Após a abertura do show, Kamijo deu uma pausa, para junto a Hizaki (guitarra), Teru (guitarra), Masashi (baixo) e Yuki (bateria), saudar o público e anunciar “Shout & Bites” que elevou a agitação dos fãs, agitação esta que continuou pelas próximas músicas até o anúncio das mais recentes da banda “Inheritance”, que possui um ritmo mais melódico e que foi o sinal para que os fãs soltassem os balões vermelhos como haviam combinado antes do show, e a agitada “Lineage”.

Desta vez Kamijo interagiu bastante com o público usando frases em português, como quando perguntou se todos estavam se divertindo enquanto brincava com os balões, pedindo em seguida os gritos dos garotos e das garotas presentes, separadamente – ao final, apontando para Teru e dizendo “garotos!” e depois para Hizaki e falando “garotas!” o que fez com que a casa inteira explodisse em risos.

No início de “Philia”, houve um problema com o som dando espaço para mais brincadeiras entre a banda e os fãs, o que deixava claro o quão feliz a banda – e em especial Kamijo – estava por estarem de volta em solo brasileiro. “Esse ano é o ano do décimo aniversário do Versailles.” falou ele em inglês, dizendo o quanto estava feliz de estar ali e completou por fim em português, como vinha fazendo ao longo de toda a noite até anunciar a próxima música.

Os membros do Versailles com suas vestes em estilo vitoriano ainda parecem saídos de um conto e após uma apresentação bem divertida e calorosa numa sequência de tirar o fôlego que contou com Ascendead Master, God Palace -Method of Inheritance-, onde Kamijo fez questão de deixar que os fãs cantassem o começo a plenos pulmões, e terminou com “Masquerade”, que foi anunciada como a última da noite.

Todos os integrantes deixaram o palco se despedindo, e nem bem as luzes se apagaram os fãs fizeram um coro alto de “We Are Versailles!!” que durou minutos a fio sem parar até que, para a felicidade de todos, a banda ressurgiu para o encore prontos para fazer a platéia animada dar até a última gota de energia naquela noite.

“The Red Carpet Day” iniciou a segunda parte do show, mas foi “Sympathia” que surpreendeu e emocionou todos ali presentes quando Kamijo revelou que a letra original foi mudada e a parte inicial da música foi alterada para ser cantada em português. “The Revenant Choir” foi a última música a ser tocada no Carioca Club e seria impossível não dizer que foi um show memorável do início ao fim.

Os membros ainda demoraram para sair do palco mesmo depois das despedidas, dos agradecimentos individuais – com a tradicional e emocionante homenagem ao eterno membro Jasmine You, que nunca é esquecido em nenhuma apresentação -, fazendo questão de acenar e cumprimentar os fãs e elogiar o japonês de todo mundo e dizerem o quanto se divertiram e estavam felizes. Ao fundo, os equipamentos já estavam sendo desmontados e as cortinas fechadas, mas eles continuaram lá. A impressão que os membros do Versailles passaram foi a de que realmente não queriam ir embora. Bom, a gente também não queria que eles fossem.

 

Kamijo, Hizaki, Teru, Masashi e Yuki fizeram um show de tirar o fôlego; emocionante, nostálgico e carinhoso. As brincadeiras ao longo da apresentação estreitaram ainda mais os laços com os fãs e tudo deixou um gostinho de quero mais. O braço sul americano da turnê Versailles 10th Anniversary World Tour se encerrou em São Paulo com a certeza de que a banda voltou da longa pausa de seis anos com energias renovadas e em total sintonia. Sorte a nossa! Que venham muitos outros, pois estaremos esperando.

 

SETLIST

01. Aristocrat’s Symphony
02. Shout & Bites
03. Zombie
04. Vampire
05. After Cloudia
06. Inheritance
07. Lineage
08. Philia
09. Ascendead Master
10. God Palace -Method of Inheritance-
11. Masquerade
-ENCORE-
EN1 The Red Carpet Day
EN2 Sympathia
EN3 The Revenant Choir

 

GALERIA
(clique nas imagens para ampliá-las)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui