Texto: Caroline Damasio | Foto: Matenrou Opera OHP

 

No dia 4 de Fevereiro, na apresentação da banda Matenrou Opera no CLUB JUNK BOX em Sendai, o baterista Yu anunciou que sofre de distonia – uma doença do sistema nervoso causada, no caso de músicos, por esforço repetitivo, o que leva à lesão. Os principais sintomas incluem dor, cãibras, tremores e dificuldade em segurar objetos, e quando o problema ataca, a pessoa pode ficar um tempo sem conseguir mexer a área afetada por conta da contração involuntária do músculo.

O estado de saúde de Yu e a impossibilidade de tratamento enquanto ainda exercendo atividades musicais, o levaram a se retirar da banda e se aposentar como músico. A última apresentação de Yu como baterista do Matenrou Opera acontecerá no dia 2 de Março no EX THEATER ROPPONGI, último show que faz parte da turnê de comemoração dos 10 anos da banda, 10th Anniversary「PANTHEON TOUR -overture-」FINAL.

Abaixo, segue a tradução do comunicado publicado no site oficial da banda:

“Muito obrigado pelo seu apoio contínuo ao Matenrou Opera.
Hoje, na apresentação da turnê “10th Anniversary “PANTHEON TOUR -coda-” em SENDAI, anunciamos a saída do baterista Yu.
Yu esteve em tratamento ao mesmo tempo em que continuava suas atividades na banda. Sua condição, chamada distonia ocupacional, fez com que seu braço esquerdo parasse de se mover.

Na distonia ocupacional, tratamentos eficazes não são conhecidos na medicina moderna. E embora muito esforço tenha sido feito para tentar melhor sua condição de saúde, sem sucesso e diante a dificuldade de recuperação, Yu infelizmente decidiu se retirar da banda.

Como resultado de repetidas negociações com Yu, nós decidimos aceitar sua saída em respeito à sua necessidade e vontade.

A última apresentação de Yu acontecerá na 10th Anniversary「PANTHEON TOUR -overture-」FINAL no dia 2 de Março no EX THEATER ROPPONGI.

Nós lamentamos profundamente pelo anúncio repentino e agradecemos todos pela compreensão.

Bellwood Records Co., Ltd.”

 

Abaixo, segue o comentário do baterista Yu à respeito:

“Para todos da Opera.
À todo mundo que ficou surpreso com esse anúncio repentino, eu sinto muito.
No live do dia 2 de Março eu irei sair do Matenrou Opera e me aposentar das atividades musicais.

Nos últimos anos, eu tenho tocado bateria mesmo sendo atingido pelos sintomas no meu braço esquerdo. Eu senti os limites do meu corpo e da minha mente me atingirem e isso me impede de encarar a música e a bateria com a seriedade que preciso. Ao invés de ter meu braço curado, a doença ficou mais forte e eu quis fugir da situação que eu tinha à minha frente.

É claro que eu acho que existe cura e técnicas para tocar que eu ainda não tentei. No entanto, eu decidi em algum ponto da minha vida que eu não vou conseguir superar isso, e eu perdi a minha motivação para dar 100% de energia para a bateria.

Eu sinto muito ter empurrado minhas decisões egoístas para os membros que me apoiaram por tanto tempo, para os staffs, todas as pessoas envolvidas, e principalmente para os operators que me apoiaram mais do que qualquer outra coisa.

Eu realmente sinto muito por quebrar as promessas que fiz com todos vocês dizendo “Vamos continuar o Matenrou Opera até o 60º aniversário”, e “Este membro tocará no palco do Budokan”.

No entanto, continuar as atividades com esses sentimentos seria desrespeitoso demais para com todos que me apoiavam, então eu decidi sair da banda e me aposentar enquanto meu espirito e meu coração ainda podem aproveitar a música.

É realmente difícil de acreditar que o LIVE de 10 anos vai ser o último, mas até o dia 2 de Março na TOUR FINAL eu gostaria de me doar totalmente como Yu do Matenrou Opera.

Mesmo que falte muito pouco tempo, eu agradeço e peço que me apoiem e cuidem de mim como baterista e membro do Matenrou Opera.

Eu sinto muito por não poder manter minha promessa.

Dr.Yu”

Para ler os comentários dos outros membros (em japonês) clique aqui.

Nós lamentamos muito a saída de Yu da banda e desejamos o melhor para ele, para os outros membros e para os fãs nesse momento triste.

Site oficial:
http://matenrou-opera.jp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui